Métodos Ineficazes em Controle de Pombos

Desentupidora e Dedetizadora

Métodos Ineficazes em Controle de Pombos

Os pombos podem se tratar de um problema bastante sério quando aparecem em bando, o que costuma acontecer em locais que possuem alguns atrativos, como lixo orgânico, comida e gente que possa alimentá-los. Sendo capaz de transmitir dezenas de doenças diferentes, os pombos são comparados ao rato, e muitas pessoas tentam se livrar do problema com métodos que não funcionam. Sobretudo, o local, para ficar longe dos pombos, deve estar extremamente limpo e livre de fatores que possam contribuir para que eles apareçam, mas alguns cuidados especiais são necessários.

PombosPombosPombos

Muitas vezes, a pessoa acaba gastando em uma série de recursos que em nada resultam. O gel repelente e as tintas estão entre estes. Se tratando de um dos métodos mais acessíveis em termos de valor, porém, não dura por muito tempo, já que nem o gel e nem a tinta são capazes de suportar os fatores externos, como chuvas, umidade, poeira e sol. Outra medida conhecida, mas ineficaz, é a utilização do ultrassom. O som emitido pelo aparelho, depois de um mês, não surte mais efeito sobre as aves, que voltam a aparecer com toda a força.

Táticas, como empregar gaviões e corujas empalhadas no local, também não surtem efeito. Mesmo sendo os predadores dos pombos, estas aves não os reconhecem, já que vivem no centro urbano e, portanto, não representa uma ameaça para elas. A falcoaria, que se trata de um método que apresenta efeito quando há a presença de poucos pombos, não resolve o problema quando a infestação é grande. Isto acontece porque, mesmo se um gavião comer um pombo por dia, ao final de um ano seriam apenas 365, enquanto o sistema de reprodução das aves é muito maior durante o mesmo tempo.

Recentemente, apareceram os chamados “anticoncepcionais para pombos”. No entanto, essa é uma medida que demora e não possui boa relação de custo-benefício, já que uma caixa do produto, que é importado, custa aproximadamente R$ 800. Tentar afastar os pombos através da luz, que é uma estratégia utilizada para controlar morcegos, não ajuda, pois as aves se alimentam durante o dia.