background

Controle de Pragas

O que é o controle de Pragas

As pragas urbanas são uma dor de cabeça para as pessoas tanto em suas casas, mas principalmente as que são donas de algum tipo de estabelecimento, como bares e restaurantes. Afinal, uma infestação de qualquer tipo de praga pode causar enormes problemas. 

Quer saber tudo sobre o controle de pragas de maneira simples e direta? Então vem conferir tudo nesse artigo!

controle de Pragas

 

O que é o controle de Pragas?

O controle de pragas é o que as empresas especializadas, como dedetizadoras, fazem para acabar com as pragas que invadem a sua casa ou local comercial. 

E você sabe porque é importante contratar uma empresa especializada? Porque o controle de pragas não pode ser feito de qualquer maneira, é preciso usar as técnicas corretas para que não se tenha problemas ambientais. 

Por isso é preciso contratar uma empresa que seja certificada com todos os documentos emitidos pelos órgãos reguladores. Se você tiver dúvidas sobre isso, pode pedir que a empresa mostre essas certificações para que você fique mais tranquilo. 

Quais são os 4 a's do controle de Pragas

Em muitas empresas o controle de pragas é feito baseado nos 4 A`s, que são água, alimento, abrigo e acesso. Assim, a empresa vai trabalhar tirando essas 4 coisas das pragas assim tirando elas da sua casa. 

Mas não é tão simples como parece, pois a empresa precisa fazer toda uma investigação dependendo do tipo de praga, pois cada uma delas tem acessos, abrigos e alimentos diferentes. Logo o controle de pragas não é o mesmo para baratas, ratos e outras pragas urbanas. 

Água

A água estagnada, que pode ser o cenário perfeito para a epidemia de mosquitos que espalham doenças no Brasil. Por exemplo, o Aedes aegypti é um vetor da dengue, da chikungunya e da febre amarela.

Deixar certa quantidade de líquido, principalmente em ambiente aberto, favorece o desenvolvimento das larvas desses insetos e aumenta o número de mosquitos, aumentando assim o número de infectados com doenças. Essa situação eventualmente fornece água para outras pragas, como ratos, pombos e morcegos.

Uma situação que ocorre frequentemente em terraços e jardins durante a estação das chuvas é ter água parada. Normalmente, objetos como potes, pneus, garrafas e vasos acabam por acumular a água que percebemos. O ideal não é apenas esvaziar esses objetos, mas também colocá-los em um local onde não haja acúmulo de água;

No caso das caixas d'água elas devem sempre estar bem fechadas e serem higienizadas pelo menos a cada seis meses. 

Calhas devem ser limpas para não acumular água e escorrer bem a água da chuva e as piscinas esvaziadas e tapadas quando não estiver sendo usada. 

Alimento

O segundo item de 4 A é um fator que os proprietários de bares, restaurantes e outros locais da indústria de alimentos devem prestar atenção especial e implementar o controle de pragas com maior frequência.

Embalagens e resíduos alimentares descartados de maneira inadequada podem facilmente atrair um grande número de ratos, baratas, moscas e outras pragas.

Locais que têm maior probabilidade de atrair pragas e devem ser monitorados

O foco deve ser no manuseio e descarte correto do lixo. Aqui, dois hábitos são muito importantes: primeiro, limpar o local com frequência para evitar o acúmulo de entulhos e retirar o lixo na sacola lacrada do tanque todos os dias;

Os recipientes  da caixa de gordura muito sujeitos a insetos devem ser limpos a cada 15 dias ou 3 meses de acordo com o ritmo de cozimento e sempre tampados;

Aparelhos elétricos: fogões, geladeiras, fornos de microondas e outros aparelhos elétricos devem ser limpos com frequência

Já nas casas os cuidados com alimentos também devem existir, para isso não guarde comida estragada, retire o lixo todos os dias e não deixe os alimentos sem tampa nos armários e outros locais. Cuidado também com migalhas de alimentos debaixo dos móveis. 

 

Abrigo

 

O espaço entre gavetas, armários, eletrodomésticos e paredes é um local que pode abrigar pragas urbanas. Escorpiões, baratas e ratos podem encontrar uma vida perfeita e até mesmo um espaço de procriação nesses lugares escuros.

Sem falar que móveis de madeira também podem atrair cupins. Para garantir que a casa não seja um local adequado para pragas, temos algumas dicas:

 

A chave para a prevenção de pragas é manter o ambiente limpo, ventilado e monitorado. O foco deve ser nos armários e verificar as gavetas que não são utilizadas com frequência;

Entre a parede e os móveis: também se deve ter em atenção a distância entre os móveis em todas as divisões;

Preste atenção na organização, o acúmulo de embalagens de plástico, papelão ou madeira também favorece o surgimento de pragas;

Outro local que merece atenção são os buracos e frestas na parede. 

 

Acesso 

Devemos atentar para a entrada dessas pragas, como fissuras em janelas, portas, telhados e redes de esgoto. Eles geralmente entram na casa ou instituição do ambiente externo por esses caminhos.

Rachaduras: Tão importante quanto ajustar portas e janelas de acordo com a moldura da porta, é prestar atenção ao espaçamento entre o telhado, ralos e tubos de escape. A tampa do esgoto também deve ser instalada em todos os momentos;

Forro: A área coberta deve ser bem vedada para evitar o acesso ao interior, devendo ser limpa regularmente no local;

No menor espaço: lembre-se que as pragas urbanas podem ser encontradas até nos menores locais, como esgotos, interruptores de luz ou tomadas de telefone

 

 

Como funciona o controle de pragas SP?

O controle de pragas estuda todos os A`s que citamos acima e a partir da identificação de cada ponto que mencionamos é então usado o melhor método de controle das pragas presentes naquela casa ou estabelecimento comercial. 

Na hora que for contratar uma empresa, se ela faz esse estudo ou se simplesmente quer colocar produtos químicos para dedetização, muitos produtos podem não ser o ideal ou o mais seguro para o tipo de praga que tiver presente em casa.  

Para não ter problemas contrate a Protec Pragas que tem técnicos especializados e todos os equipamentos para fazer o controle de pragas SP da maneira mais segura possível e sem colocar sua casa ou o seu comércio em risco. 

Na Protec você pode confiar!!

 

WhatsApp Protec Pragas dedetizadora