Biologia das Pragas

 Home / Biologia das Pragas

Mosquito da Dengue/Ratos/Pulgas/carrapato/Peceverjos/ Barata/pombo/

Mosquitos

Nomes científicos

Culex quinquefasciatus

Aedes aegypti

Anopheles darlingi


Os Culex quinquefasciatus são os mosquitos mais conhecido e comum entre a população. O C. quinquefasciatus provoca incomodo ao homem por suas picadas, necessárias para completar o repasto sanguíneo e o ciclo reprodutivo. Esse problema esta geralmente associado às áreas urbanas com deficiências de saneamento, resultando na proliferação dos mosquitos.

Aedes aegypti e também o Aedes albopictus pertencem ao subgênero Stegomyia e são encontrado nos locais de maior concentração humana e raramente em ambientes semi-silvestres e/ou rurais. No Brasil, A. aegypti é o único vetor conhecido de febre amarela urbana e é também o único transmissor da dengue, em nossos dias.

Os Anopheles darlingi são encontrado em áreas de baixas altitudes, quase sempre associado aos grandes cursos d'água e florestas do interior, mas ocorre também no litoral. As fêmeas de Anopheles darlingi causam bastante incomodo aos humanos devido à necessidade de realizar o repasto sanguíneo para finalizar o ciclo reprodutivo, as picadas provocam incômodos e podem gerar reações alérgicas, além de ser o principal vetor da Malária no Brasil.